quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Projeto leva “bate papo” e distribuição de livros para escola estadual

Os jornalistas Anderson Fernandes e Débora Kaoru participam na próxima quarta-feira (23) de atividade com estudantes da escola estadual Sebastião Pereira Vidal, na Vila Urupês, em Suzano. Serão realizadas apresentações e um bate papo com aproximadamente 400 alunos sobre o livro Nocaute. Também acontecerá mais uma ação do projeto Vida Literária e os participantes ganharão livros de diferentes autores.

“Recebemos o convite para participar de um evento literário na escola e ficamos muito felizes por contribuir com esse trabalho. Os estudantes estão produzindo atividades sobre o nosso livro Nocaute e será um prazer imenso poder debater com eles os principais temas que são abordados na obra”, explicou Fernandes.

Segundo Débora, a atividade na escola estadual Sebastião Pereira Vidal também é uma grande oportunidade para realização de mais uma ação do Vida Literária, que leva às unidades públicas de ensino palestra sobre a importância da leitura para formação cultural e educacional e ainda a distribuição livros para os estudantes que participam do projeto.

O Vida Literária já visitou desde outubro sete escolas e mais de 500 livros foram distribuídos gratuitamente. Todos os livros utilizados no projeto foram enviados pelas editoras Litteris e Valentina e por pessoas de diversas regiões do Brasil, após uma campanha de arrecadação feita pela Internet. No próximo dia 23, a previsão é que mais 400 livros sejam entregues aos estudantes. “A realidade brasileira mostra que o acesso de grande parte da população aos livros é muito restrito, por isso a iniciativa de oferecer livros gratuitamente é algo muito positivo. Estamos satisfeitos com esta ação e esperemos conquistar novos leitores”, completou.

Entre os livros distribuídos estão “Morte súbita”, de J.K.Rowling, “Campo dos Milagres”, de Hannah Luce, “O Teorema Katherine”, de John Green, “Extraordinário”, de R. J. Palácio, "Sherlock: um estudo em vermelho", de Arthur Conan Doyle, "O príncipe e o mendigo", de Mark Twain, "Caetés", o primeiro romance do escritor brasileiro Graciliano Ramos, "Mentes tranquilas, almas felizes", de Joyce Meyer, "Como fazer tudo melhor", "Homens que não conseguem amar", de Steven Carter & Julia Sokol, "Fortaleza Digital", de Dan Brown, entre muitos outros títulos e autores.

Livro Nocaute
Está em franca discussão no Congresso e principalmente no País, a possibilidade de redução da maioridade penal, de 18 para 16 anos. Neste cenário, “Nocaute”, conta a história de Antonio Silva, Pitbull, que ainda na infância enfrenta a morte dos pais e acaba sendo direcionado para um orfanato e após alguns crimes, para uma unidade de internação de menores. Neste local, o menino conhece o casal Marcos e Claudia, que o ensina o sentindo da vida, por meio da educação e do esporte.

Após enfrentar muitos desafios, Pitbull, um menino pobre e sem perspectiva alguma de vida, consegue se tornar campeão mundial de UFC. Além da redução da maioridade penal, o livro debate diversos outros temas, como ECA, suicídio, importância da leitura, uma doença rara chamada Machado Joseph, e principalmente a importância de seguir em frente, mesmo frente aos diversos problemas que aparecem durante a vida.

É um romance e ao mesmo tempo um livro de auto ajuda, que ajuda os jovens a refletirem sobre como se posicionar frente aos muitos desafios do nosso cotidiano e principalmente adotarem o hábito da leitura.

0 comentários:

Postar um comentário