segunda-feira, 20 de março de 2017

Projeto Vida Literária levará palestra e livros para duas escolas estaduais

O projeto Vida Literária realizará duas agendas nesta semana (dias 22 e 24) nas escolas estaduais Professora Helena Loureiro Rossi e Professora Benedita Garcia da Cruz, em Poá. A iniciativa leva palestra sobre a importância da leitura e distribui livros para os estudantes. Com a ação, o projeto atinge dez unidades de ensino, sendo contemplados aproximadamente 1.000 alunos e distribuídos cerca 1.500 livros gratuitamente.

Todos os livros utilizados no projeto foram enviados pelas editoras Litteris e Valentina e por pessoas de diversas regiões do Brasil, após uma campanha de arrecadação feita pela Internet. Em cada escola é ministrada palestra sobre a importância da leitura para formação cultural e educacional e ainda é realizada a distribuição de livros para os estudantes que participam da atividade. O projeto é coordenado pelos jornalistas e escritores Anderson Fernandes e Débora Kaoru.
“A realidade brasileira mostra que o acesso de grande parte da população aos livros é muito restrito, por isso a iniciativa de oferecer livros gratuitamente é algo muito positivo. É necessário reforçar que esse é um projeto voluntário, que realizo com a ajuda de amigos e aproveito para agradecer o fotógrafo Flávio Aquino que conseguiu cerca de 200 livros e os mesmos já estarão disponíveis nestas duas próximas escolas que vamos visitar”, comentou Fernandes.

Entre os livros distribuídos no projeto Vida Literária estão “Morte súbita”, de J.K.Rowling, “Campo dos Milagres”, de Hannah Luce, “O Teorema Katherine”, de John Green, “Extraordinário”, de R. J. Palácio, "Sherlock: um estudo em vermelho", de Arthur Conan Doyle, "O príncipe e o mendigo", de Mark Twain, "Caetés", o primeiro romance do escritor brasileiro Graciliano Ramos, "Mentes tranquilas, almas felizes", de Joyce Meyer, "Como fazer tudo melhor", "Homens que não conseguem amar", de Steven Carter & Julia Sokol, "Fortaleza Digital", de Dan Brown, entre muitos outros títulos e autores.

Segundo Débora, as atividades nas escolas de Poá serão grandes oportunidades para debater a importância da leitura para formação cultural. “Agradecemos o empenho e disposição do professor Rafael Angelo, que está encabeçando a iniciativa nas escolas. É preciso reforçar que continuamos recebendo livros e o objetivo é contemplar mais unidades de ensino”.

Para contribuir com o Vida Literária é fácil! Só enviar um e-mail para jornalistafernandes@gmail.com, que será combinado como o livro chegará ao projeto. Quem precisar de mais informações sobre a iniciativa pode consultar os endereços: www.facebook.com.br/projetovidaliterariawww.vidaliteraria.com.br e www.livronocaute.com.br. “Vamos fazer bom uso das doações facilitando o acesso de estudantes aos livros e ainda promovendo e incentivando a leitura”, conclui Fernandes.

ECAT
Já estão abertas as inscrições para o Encontro de Comunicação do Alto Tietê (ECAT) 2017. O evento será no dia 8 de abril, das 8h às 16h, no auditório do Centro Cultural da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC).

Neste ano, o interessado em participar do ECAT pode doar um livro para o Projeto Vida Literária. Para isso é necessário acessar o site http://www.ecatoficial.com.br, clicar no menu inscrições e preencher o formulário. Será enviado um e-mail de confirmação da inscrição e uma mensagem lembrando da doação do livro. Depois, basta levar a obra literária e entregar para a equipe de recepção no dia do evento. Dúvidas ou problemas, entre em contato pelo e-mail: ecatoficial@gmail.com.

0 comentários:

Postar um comentário